terça-feira, 8 de março de 2011

Getruá Boiadeiro, Xetro Marrumbaxêtro

                            Vem da corrrente de oxossi,dos caboclos.




São espíritos de vaqueiros, posseiros, capatazes, cangaceiros e espíritos afins. Sabem que a prática da caridade os levará a evolução, trabalham incorporados na Umbanda, Quimbanda e Candomblé. Fazem parte da linha de caboclos, mais na verdade são bem diferentes em suas funções. Formam uma linha mais recente de espíritos, pois já viveram mais com a modernidade do que os caboclos, que foram povos primitivos. Esses espíritos já conviveram em sua ultima encarnação com a invenção da roda, do ferro, das armas de fogo e com a prática da magia na terra.

Nomes de alguns, Boiadeiro Luiá, Boadeiro Rei, Boiadeiro da Jurema, Boiadeiro do Lajedo, Boiadeiro do Rio, Carreiro, Boiadeiro do Ingá, Boiadeiro Navizala, Boiadeiro de Imbaúba, João Boiadeiro, Boiadeiro Chapéu de Couro, Boiadeiro Juremá, Zé Mineiro, Boiadeiro do Chapadão, etc ...
gosta de bebida forte como por exemplo cachaça com mel de abelha, que eles chamam de meladinha, mas também bebem vinho. Fumam cigarro, cigarro de palha e charutos. Seu prato preferido é carne de boi com feijão tropeiro, feito com feijão de corda ou feijão cavalo. Boiadeiro também gosta muito de abóbora com farofa de torresmo. Em oferendas é sempre bom colocar um pedaço de fumo de rolo e cigarro de palha.

Sua saudação: “Getruá Boiadeiro”, “Xetro Marrumbaxêtro 

Oração a Boiadeiro

Ó Deus salve o oratório (bis)
Onde Deus fez sua morada, oiá meu Deus
Onde Deus fez sua morada , oiá
Onde mora o cálice bento (bis)
E a hóstia consagrada oiá meu Deus
E a hóstia consagrada oiá
De Jessé nasceu a vara (bis)
Da vara nasceu a flor oiá meu Deus
Da vara nasceu a flor oiá
E da flor nasceu Maria (bis)
De Maria o salvador oiá meu Deus
De Maria o salvador oiá.



Oração aos boiadeiros

Getruá meu amigo boiadeiro
Nobre caboclo, dono dos campos e das pastagens, condutor dos homens sofridos na terra batida.
Tu que guia teu gado pelas porteiras dos caminhos de Ogum, que passa por rios, sob sol e chuva com seu berrante a anunciar tua chegada, com teu chicote em punho, hábil com o laço e não deixa demanda criar.
Ajuda-me nesta hora, abra as porteiras de meus caminhos, traga no teu laço aqueles que me querem mal, que na sua chibata haja justiça de minha causa, que eu encontre em meus caminhos a solução para meus problemas.
Retira as demandas de minha vida com teu laço forte, coloque teu chicote à frente dos meus inimigos, que em meu caminho encontre somente porteiras abertas para a minha passagem.

Salve os boiadeiros! Salve os caboclos boiadeiros!

13 comentários:

  1. o que muitos de nós gostariamos de saber , é o significado da saudação ao boiadeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ficamos na mesma não explicou

      Excluir
    2. É uma linguagem própria,como forma de saudação!!!

      Excluir
    3. Xetruá”, “Xetuá” ou “Marumbaxetú” e muitas outras variações dessa saudação usada para os Caboclos e Boiadeiros. Significa: “Salve, aquele que tem braço forte, pulso forte!”

      Excluir
  2. por acaso, alguem sabe o que significa a saudação ao boiadeiro ???

    ResponderExcluir
  3. por acaso, alguem sabe o que significa a saudação ao boiadeiro ???

    ResponderExcluir
  4. Xeto, Maromba Xeto///Xetro marrumbaxetro///getruá boiadeiro/// ou minaketo navizala – Essas são algumas expressões utilizadas p/ saudar nossos queridos Boiadeiros, são termos que se diversificam mediante as regiões do pais. Mas todas tem o mesmo significado respeitoso…Salve, aquele que tem braço forte, pulso forte.

    ResponderExcluir
  5. Significa o barulho que faz o chicote

    ResponderExcluir
  6. O xetro é o som do chicote e maromba é um dos significados da manada de bois. Ou seja, chicoteando a boiada. Por isso dizem "aquele querem braço forte para tocar a boiada". E o getua é que um estrangeiro alemã dizia ao fazendeiro Gê tua boiadeiro está chegando.

    ResponderExcluir
  7. *Xetruá, Xetu, Marumbaxetu, Xetua* Boiadeiro ou ô Boi! – Usada para Boiadeiros. Salve, aquele que tem braço forte, pulso forte. (já tenho visto esta mesma saudação com outras grafias {maneira de escrever} como Getruá! – Jetruá!, dependendo talvez dos cultos que as diversificam, dentro dos Templos, Centros ou Casas aonde a “Linha de Boiadeiros” é praticada.

    ResponderExcluir