O ATO DE SAUDAR NA UMBANDA
O Umbandista respeitoso e religioso deve sempre ao entrar no portão do "Centro"
O Umbandista respeitoso e religioso deve sempre ao entrar no portão do "Centro"
Saudando respeitosamente as Forças que sustentam aquele Centro. Saudando as Forças dos Exus assentadas na Tronqueira ,
Saudando o Cruzeiro agradecendo a permissão de sua entrada naquela Casa Santa, saudação de agradecendo a guarda, a força e a proteção que ELES realizam.
Saudando o Cruzeiro agradecendo a permissão de sua entrada naquela Casa Santa, saudação de agradecendo a guarda, a força e a proteção que ELES realizam.
Em segundo momento
Saudar o Congá e o Altar, local Sagrado de um Centro que deve ser respeitado e é onde se realiza a grande troca de energia, pois todas as Irradiações Divinas estão sendo projetadas sobre todos aqueles que reconhecem o Poder Divino.
O ato de “Bater Cabeça” reverência diante dos Sagrados Orixás, é nessa hora que comungarmos com os " Orixas " pedindo que mantenha nossos olhos fechados para o ciúme, para o egoísmo, inveja, que mantenha nossos ouvidos fechados para a intriga e para a curiosidade que alimenta a fofoca, que mantenha nossos corações abertos para o amor, para a fé, para a compaixão e para a esperança,que mantenha nossa mente aberta para o discernimento, sabedoria e para a paciência, que mantenha nosso espírito purificado e iluminado para que assim possamos servir de “simples” instrumentos de Deus, da Leie da Justiça. É o momento de agradecer, agradecer ,agradecer por essa oportunidade única e excelsa que temos por estar diante do Poder Divino.
O médium deve tomar a Benção de seu Pai ou Mãe de santo .
Quando isso ocorre, o “filho” está reconhecendo seu Pai Espiritual como o detentor dos conhecimentos da Lei de Umbanda e como seu orientador, que o conduzirá,sustentará e protegerá dentro da doutrina religiosa Umbandista.
“Tomar a Benção” é um procedimento de reconhecimento de Grau e de respeito à Hierarquia,
pois o Pai Espiritual é a voz, é a força, é o representante e o intermediário dos Orixás aqui no plano material e ele é escolhido e preparado pelas próprias Forças Divinas, pois se assim não fosse, não conseguiria sustentar uma gir a ou realizar um “simples”desenvolvimento.
Cada Centro tem a sua forma de saudar o Pai Espiritual, mas quando o médium toma entre suas mãos a mão de seu Pai Espiritual, o beijo respeitosamente, leva-a até a sua testa e a beija novamente, este ato representa o desejo de que aquelas mãos preparadas o conduza aos serviços de Deus ajudando-o a adquirir conhecimentos Sagrados.
Ao dizer: “Daí-me Pai, a sua benção” e o Pai Espiritual responder “Seja Oxalá quem lhe abençoe” ele está saudando acima de tudo a Trindade Divina e sendo abençoado POR OLORUN, POR OXALÁ E POR IFÁ. As mesmas atitudes devem ser realizadas ao sair do Centro, pois o médium sai do Sagrado para o Profano.
Cruzamento com a pemba
Saudar o Congá e o Altar, local Sagrado de um Centro que deve ser respeitado e é onde se realiza a grande troca de energia, pois todas as Irradiações Divinas estão sendo projetadas sobre todos aqueles que reconhecem o Poder Divino.
O ato de “Bater Cabeça” reverência diante dos Sagrados Orixás, é nessa hora que comungarmos com os " Orixas " pedindo que mantenha nossos olhos fechados para o ciúme, para o egoísmo, inveja, que mantenha nossos ouvidos fechados para a intriga e para a curiosidade que alimenta a fofoca, que mantenha nossos corações abertos para o amor, para a fé, para a compaixão e para a esperança,que mantenha nossa mente aberta para o discernimento, sabedoria e para a paciência, que mantenha nosso espírito purificado e iluminado para que assim possamos servir de “simples” instrumentos de Deus, da Leie da Justiça. É o momento de agradecer, agradecer ,agradecer por essa oportunidade única e excelsa que temos por estar diante do Poder Divino.
O médium deve tomar a Benção de seu Pai ou Mãe de santo .
Quando isso ocorre, o “filho” está reconhecendo seu Pai Espiritual como o detentor dos conhecimentos da Lei de Umbanda e como seu orientador, que o conduzirá,sustentará e protegerá dentro da doutrina religiosa Umbandista.
“Tomar a Benção” é um procedimento de reconhecimento de Grau e de respeito à Hierarquia,
pois o Pai Espiritual é a voz, é a força, é o representante e o intermediário dos Orixás aqui no plano material e ele é escolhido e preparado pelas próprias Forças Divinas, pois se assim não fosse, não conseguiria sustentar uma gir a ou realizar um “simples”desenvolvimento.
Cada Centro tem a sua forma de saudar o Pai Espiritual, mas quando o médium toma entre suas mãos a mão de seu Pai Espiritual, o beijo respeitosamente, leva-a até a sua testa e a beija novamente, este ato representa o desejo de que aquelas mãos preparadas o conduza aos serviços de Deus ajudando-o a adquirir conhecimentos Sagrados.
Ao dizer: “Daí-me Pai, a sua benção” e o Pai Espiritual responder “Seja Oxalá quem lhe abençoe” ele está saudando acima de tudo a Trindade Divina e sendo abençoado POR OLORUN, POR OXALÁ E POR IFÁ. As mesmas atitudes devem ser realizadas ao sair do Centro, pois o médium sai do Sagrado para o Profano.
Cruzamento com a pemba
Na Umbanda, o cruzamento é o ponto principal entre o médium de trabalho e a firmeza da casa, o qual lhe dá forças e proteção para trabalhar sem que sejam prejudicados em descargas negativas que irradiam de pessoas e do ambiente.
Por essas razões um médium não pode começar a trabalhar sem ser cruzado.
O cruzamento é feito com pemba branca, representando Oxalá.
Risca-se uma pirâmide no chão do terreiro[bb], firmado com seu pai e sua mãe de cabeça, velas, flores e á gua com essência.
Com a pemba branca na mão direita, faz-se uma cruz na fronte, palma da mão esquerda e o pé direito, após, com a mão esquerda, uma cruz na nuca, palma da mão direita e por fim o pé esquerdo.
Terminado o ritual, o médium passa a ser considerado filha da casa de Umbanda, ficando assim protegido pela firmeza da casa
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