segunda-feira, 10 de setembro de 2012

SALVE OS IBEJIS




* Lenda: Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca; pediam doces, balas e brinquedos
Esses meninos faziam muitas traquinagens e um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe.
O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades, pedia sempre a Orumilá que o levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, Orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na Terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de sua ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.



Os Ibejis protegem os seres vivos no início do seu desenvolvimento. São gêmeos e estão associados às manifestações de dualidade da vida: alegria e tristeza, masculino e feminino, fim e recomeço. Atuam sobre a criança que existe dentro de nós e ensinam que a vida é feita de equilíbrio entre opostos e de permanente transformação.
Os Ibejis são filhos paridos de Iansã, mas abandonados por ela, que os jogou na água. Foram abraçados e criados por Oxum como se fossem seus próprios filhos. Doravante, os Ibejis passam a ser saudados em rituais específicos de Oxum e, também recebem oferendas.
Na África, O Ibeji é indispensável em todos os cultos. Merece o mesmo respeito dispensado a qualquer orixá, sendo cultuado no dia a dia
. Nome: Ibejis
. Data: 27 de Setembro
. Filiação: Oxalá e Yemanjá
. Elemento: Ar
. Suporte: Tudo o que se inicia, tudo o que brota e todas as manifestações da dualidade.
. Cores: rosa,branco,amarelo e verde ( todas as cores).
. Colares: De contas de todas as cores (no candomblé) e azul claras ou rosas (na umbanda).
. Saudação: Bejé Oró (Chamar os dois).
. Oferendas Rituais: Caruru, vatapá,  cana de açúcar, frangos , balas e doces.
. Bebidas: Guaraná ,soda, água com mel
. Flor: Jasmim, rosa branca
. Frutas: Maçã , Morango,banana,laranja - frutas
. Minérios: Ouro e latão
. Cristais: Ágata e Diamante
. Signo: Gêmeos
. Dia da Semana: Domingo
. Sincretismo: São Cosme e São Damião
. Perfume: Maçã Verde.
. Carta do Tarô: O Sol
. Carta do Baralho Cigano: A Criança